sexta-feira, 18 de março de 2011

Nós e coisas pitorescas

Foram muitas as situações e experiências pitorescas que vivemos nas terras d'além mar.
Escolhemos algumas imagens que as representam para partilhar com vocês!!



Beijos

sábado, 12 de março de 2011

De cara nova

O Peripécias tá de cara nova. Mas, não é uma simples mudança...

Voltamos à terra aonde nascemos (nesta passagem, claro). A ideia do blog começou para mantê-los informados, de forma divertida (ou quase) do tanto de coisas que fazíamos no 1 ano que estivemos fora. Mas, confessamos, isso tomou outro rumo. Ganhou um espaço gigante em nossas vidas, e parar de dividir nossas traquinagens não faria sentido. Até porque elas não acabaram. Muito pelo contrário...

Não sabemos o rumo que tomarão as postagens - e acho isso saudável, num momento em que nossos corpos são controlados até pela câmera do prédio ao lado...

O compromisso será o mesmo, e único: dividir experiências com amigos - conhecidos ou não. Sejam por textos, sejam por fotos, sejam por videos. Ou qualquer outra coisa possível.

Enfim, queremos que se sintam em casa e bem acolhidos quando nos visitarem. A intenção é dividir, interagir, descontrair, informar, desabafar, argumentar...

Daí, já perceberam que o pano de fundo não foi escolhido à esmo (como todos os outros também não o foram). E não vamos explicar, pois a leitura é do leitor (e vá que achem um sentido melhor do que o nosso!). Provavelmente, outras coisas serão também alteradas/retiradas/incluídas. Mas, cada coisa tem seu tempo.

Acho que é isso.

Beijos

domingo, 6 de março de 2011

Imaginem o tamanho da encrenca!

Diretamente do meio da bagunça:

Depois de encontramos nosso novo lar, o desafio deixou de ser arrumar os móveis para, inesperadamente, cuidar de cupins!!! Aliás, uma colonia TODA!!!

Na última quinta-feira, fomos buscar nossos móveis na casa de minha tia (deixamos lá por motivos óbvios...) e fomos pegos de surpresa: nossas caixas (e o que estava dentro) viraram parede de cupinzeiro! Impressionante!

À medida que íamos tirando as caixas (ou tentar, pois elas dissolviam), víamos mais e mais cupins... Eram mais de 100 caixas! Imaginem o tamanho da encrenca!

Pois é. Hoje, domingo de carnaval, estamos arrumando nosso móveis (que ficaram em parte separada - ainda bem) e o que conseguimos salvar... Um trabalho insano!!
Vamos esperar minha tia (e tio) voltarem de viagem para ver o que faremos quanto aos cupins. Enquanto isso, ajeitamos nossa nova morada.

OBS: Ainda estamos sem conexão de internet, TV, telefone e etc em casa. Mas, nosso email funciona...

Beijos

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Um ano de Peripécias!!

Ontem o Peripécias completou um ano! Ele "pegou" o bonde andando, já que os contos começam dias depois de chegarmos (precisamente 20 dias).

Neste tempo todo, não sabemos exatamente quantas pessoas visitaram, pois o contador do blog só iniciou no final de maio. Ou seja, perdemos uma boa parte das estatísticas. Porém, de lá para cá, ficamos felizes em saber que tivemos mais de 3.400 visitas! Destes, a maioria é de Portugal e do Brasil, seguidos por EUA, Itália, Canadá e Espanha. É incrível a dimensão disso... E bem legal saber que muitas pessoas que não nos conhecem (e vice-versa) curtem nossas histórias!

A vocês, nosso muito obrigado! E que as histórias, e visitas, continuem!!

Daqui a alguns dias divulgaremos algumas novidades sobre o Peripécias...

Beijos!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Na última noite

na noite de véspera de nossa saída, aquela onde temíamos ficar olhando o teto de um apartamento quase vazio, mais uma vez fomos salvos pelas mãos amigas.
A Ale e o Antonio nos convidaram para um concerto de Tereza Salgueiro, ex-vocalista do Madredeus.

Simplesmente inesquecível.

Vai um pouquinho para vocês...

Beijos

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Um novo olhar

Estamos de volta... desde o dia 05, na realidade. E, na realidade, ainda estamos longe daqui... Adaptação é o nome disso?
Pois é...

Estamos bem, apesar da saudades que estamos sentindo dos nossos AMIGOS d'além mar. A eles queremos dizer que estão fazendo MUITA falta!! E que seria tão bom se a vida cá fosse como a daí...

Nossa primeira tarefa, agora, é encontrar um teto. Quase fechamos negócio ontem, mas, "entraram na frente". Acho que encontraremos um logo (que assim seja!!!).

Por enquanto é isso. Vamos colocando outras novidades à medida que forem acontecendo...

Até mais!!!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Toda a Nossa Vida de Viajante

Nestes últimos posts temos lançado mão de fotos que tiramos ao longo deste ano. Todas, sem excessão, carregadas de muito significado. E, se valem mais do que 1000 palavras, imaginem o tamanho do texto que daria se escrevêssemos!

Agora, quase partindo, postamos o vídeo que mais nos emocionou fazer. Tudo nele (fotos, textos e a música) fizeram parte desta viagem. Todos os textos do blog, desde o primeiro, estão ali contidos. Um mosaico repleto de significados.

E é com IMENSO carinho que dividimos com vocês, neste vídeo, o resumo do que foi nossa vida n'além mar.

Beijos emocionados!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Rememorações: encontros e acontecimentos

Dentre as muitas experiências vividas, conVIVER com pessoas queridas, nestas terras do velho mundo, foi fundamental para nossa sobrevivência emocional.
Obrigada amigos, amigas e familiares!
Segue um presente de agradecimento.
Beijos, Claudinha e Fabio


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Rememorações acadêmicas I

Estive nestes dias a re-memorar as atividades associadas ao meu doutoramento intercalar cá na Universidade de Lisboa.
Surpreendi-me com minhas peripécias acadêmicas no ano de 2010! Rs

Realizei inúmeras visitas para estudo, participação em evento ou para encontro com professores/as. Em Portugal estive na Universidade de Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro, além do Centro de Investigação em Educação da Universidade de Lisboa, do Centro Jacques Delours da Comunidade Europeia e do Centro de Recursos do Movimento da Escola Moderna de Portugal, ambos em Lisboa, e ainda o Instituto das Comunidades Educativas (ICE) em Setúbal e a Escola da Ponte, em Vila das Aves. Na Espanha estive na Universidade de Santiago de Compostela, na Universidade de Barcelona e na Universidade de Málaga, além de ter participado de um programa de rádio chamado "Palabras desde el limbo" em Barcelona. E na Itália, estive na Universidade de Bari.

Para além das visitas, tive oportunidade de 'encontros-dialógicos' com alguns professores e professoras: Rui Canário, Ângela Rodrigues, Manuela Esteves, Ana Luisa Pires, Jorge Do Ó, António Nóvoa, Sérgio Niza, Francisco Marcelino, Rui D'Espiney, Ana, Júlia Formosinho, Rosa Nunes, Idália Sá-Chaves, Francislê Neri, Augusto Ponzio, Susan Petrilli, Maria Solimini, Jorge Larrosa, Miguel Zabalza, Angel Pérez Gómez, Angel Santos Guerra, John Elliot e Júlio Groppa Aquino.

Alguns trabalhos aprovados em eventos em Portugal e Espanha, dos quais participei presencialmente, além de futura participação na Argentina em julho/2011, também compuseram minhas experiências.

E, finalmente, cerca de 500 páginas de material escrito: de estudo, de texto para a tese e de artigos publicados.

Posso dizer que vivi inúmeras peripécias acadêmicas!
Beijinhos

sábado, 29 de janeiro de 2011

Rememorações: Nossas Peripécias em números

Durante estes últimos dias, fiz um "apanhado" de nossas viagens por aqui. E foi surpreendente. Por isso, dividirei com vocês este "balanço":

Fizemos 25 viagens, por 3 países: Portugal, Espanha e Itália. Só em Portugal conhecemos 42 cidades (sem contar aquelas que paramos só para comer). Na Espanha, foram umas 15 cidades e, na Itália - ah! a Itália -, foram 27, das quais somente 2 já conhecíamos.
A viagem mais longa foi de 22 dias (para a Itália), em média ficávamos 4 dias fora, e se somarmos todos os dias chegaremos próximos aos 100. Que maravilha!! Não somei os kilometros, mas, acho que demos algumas voltas na Terra...

Das 25 viagens, somente 2 fizemos sozinhos, sendo que a primeira delas foi em novembro! Ou seja, sempre estivemos acompanhados (e MUITO bem acompanhados de amigos!).

No quesito fotos, também não consegui contar, mas são mais de 10.000!!!! Várias já dividimos com vocês!

Um sem-número de surpresas e causos nos acompanharão no retorno. Dá para escrever vários livros (se fosse escritor, estaria com a vida ganha... rrsss).

Em nossos re-encontros eu e Cláudia dividiremos mais um pouco de tudo isso com vocês!!

Até já.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Uma série... fora de série!

Como dissemos em um dos últimos posts, decidimos fazer uma retrospectiva comemorativa de nossa temporada no além mar que comporá uma série intitulada "Rememorações".
Depois do aperitivo do vídeo elaborado pelo ministério do turismo de Portugal, agora informamos aos nossos seguidores que, em comemoração a 1 ano de vida que o blog completará (16 de fevereiro/2010 foi nossa primeira postagem), tomamos uma decisão: ele vai continuar! É isso mesmo: ainda não sabemos muito bem que rumo tomará depois de nosso retorno ao Brasil, entretanto, como temos várias ideias pinicando a nossa cabeça, queremos mantê-lo com vida.
Aliás, revendo e relendo os posts, há muita vida vivida e experienciada expressa nas 'curta-metragens' narradas no Peripécias. E há inúmeras outras não registradas mas gravadas na memória e umas tantas documentadas em fotografias.
Portanto, aguardem nossas "Rememorações"!

Bjs

Antes tarde do que nunca

"Rô e Fábio, bom dia! desculpe não ter respondido antes, é que infelizmente não lembrei de dar o retorno.
O que posso dizer de Portugal, é que para mim (Renata) foi tão importante ter conhecido esse país, já que nunca tive a vontade de estar na Europa, e faz tanta diferença no meu dia a dia, que se tivesse uma profissão mais atuante e definida, eu mudaria para aí sem pensar duas vezes. O Varlei "cá estais a dizeres" que são palavras dele também.
Vocês sabem que penso quase diariamente nas paisagens que avistava do comboio de Lisboa até Carcavelos, e se Deus assim permitir dentro em breve retornaremos ao país.
E finalizando como disse o otorrino do João, na ante véspera da viagem, "foi para Portugal e perdeu o lugal". E mais, eu como na véspera do embarque estava na praça de Cascais, fiquei com a imagem daquele cartão postal.
Não sei se é isso que gostaria que tivéssemos escrito, mas de qualquer forma agradecemos a oportunidade de termos estado aí com vocês, e esperamos que possam ter um bom regresso ao nosso país, "ora pois".
Beijos,boa viagem, voltem com Deus.
Rê, Varlei e JP."

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O primeiro a gente nunca esquece...

Nossa "vida pública" neste blog inicia algum tempo depois de termos chegado. Quase 20 dias (se não for mais). Mas, é claro que existem causos e curiosidades a contar. Vamos ao primeiro dia...

Há um ano atrás, exatamente em 26/01/10, chegávamos em Lisboa, às 05:50 da manhã. Nada estava aberto no aeroporto. Não havia ônibus nem um shuttle de comunicação com o centro da cidade. Única alternativa eram os taxis... E assim fomos até nosso hotel.

Bem antes de chegar aqui, ainda no Brasil, havíamos reservado um hotel por 9 dias. Tempo que achávamos suficiente para nos virar, e encontrar nosso "cafofo" - hoje, faria um pouco diferente... Mas, certas coisas só aprendemos experimentando.

Chegamos ao hotel Príncipe, que depois descobrimos ser MUITO bem localizado, por volta das 06:30. Extremamente cansados, como é de se imaginar nestas viagens (não conseguimos dormir no avião). Primeira coisa que faríamos seria tomar um banho e dormir. Seria...

- Só teremos seu quarto liberado após as 10:30 - disse o atendente
- Como????

Pois é... Como havíamos chegado cedo demais, não havia quarto livre!

Sentamos no sofá da recepção. Não havia alternativa a não ser esperar... O monte de malas ao nosso lado (praticamente 200 kg!) e o sono batendo. Se ficássemos aguardando ali, não teríamos chance: dormiríamos em plena recepção do hotel. Quinze minutos depois, decidimos: fomos conhecer a região a pé. E assim fizemos.

Quase dormíamos em pé nas ruas... Devia estar engraçado ver-nos caminhar em zig-zag!

Até a próxima

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Aniversário!

Hoje, ao final do dia, fará um ano que aqui estamos. E quanta coisa aconteceu! E quão rápido passou!!

E para comemorar a data, pensamos em fazer uma retrospectiva. Ainda não definimos a forma...

Para começar, aproveitamos um vídeo feito pelo ministério do turismo de Portugal, que resume maravilhosamente aquilo que descobrimos e vivemos por aqui. Como bem sabem, foi paixão à primeira vista.




Beijos

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Encontro inusitado

Ontem a noite fomos com a Ci à Tasca do Chico, uma casa de fado vadio.
Chegamos por volta das 22h e sentamos na última mesa disponível. Uns minutos mais tarde, eu de costas para a porta de entrada, 'oiço' uma voz conhecida... e era!
Uma colega de Campinas, que foi da Unicamp! Dá pra acreditar nisto?
Pois... ela (Lilian, que está ao lado do Fabio) chegou ontem mesmo diretamente de Viracopos a Lisboa com uma amiga e como ficará somente cinco dias cá, aproveitou a indicação de outra amiga sobre a Tasca do Chico e lá foi.


Foi divertido! Fato inusitado!
Bjs, Claudinha

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Aproximação

Toda experiência tem um começo e um fim.
Agora é chegado o momento de despedidas e de re-encontros.
Confessamos que dá um 'frio na barriga' viver a ruptura e re-começar de volta à nossa terra Brasil.
Da experiência vivida em Portugal, despedimo-nos. Expectativas superadas. Energias renovadas. Projetos ressignificados. Desejos revigorados. Certezas questionadas. Incertezas redirecionadas. Novos saberes. Muitos aprendizados.
Em breve estaremos em solo brasileiro: faltam menos de 20 dias!

Me dê um abraço
Venha me apertar
Tô chegando...
(...)
A hora do encontro
É também, despedida

Música: Encontros e Despedidas
Composição: Milton Nascimento / Fernando Brant

Até já!
Muitos beijos

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pôxa vida...

Ontem, enquanto estávamos em Lisboa com a Ci, tocou nosso telefone... Era a Ale! Ela tinha acabado de chegar do Brasil!

Mas, como assim? Não era no dia 14?
Não, era ontem mesmo...

Não estava preparado para isso... Como farei com Bastet, a gata? E meu vínculo afetivo com ela, jogado ao nada?

Pois é... Já era... Perdi minha filha... rrssss

Mas, ainda bem que a Ale está de volta!! E já temos uma porção de coisas para fazermos juntos! Uma delas é voltar à Serra da Estela, para ver neve! Haja coragem!
Vamos ver se dá certo...

Beijos

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Giro rápido

Já sabem que a Ci está conosco... E aproveitamos o clima "ameno" e chuvoso para passear por aí. Juntaram-se à nós a Inez, a Socorro, o Pedro (filho da Inez) e o Lucas (amigo dele). Aonde fomos?

Primeiro à Mértola: uma cidadezinha do baixo Alentejo, próxima ao Algarve e à Espanha. Um "rincão escondido" de nós, forasteiros, mas que valeu a visita! Ainda conserva alguns sítios com ruínas dos tempos romanos; a igreja matriz ainda tem traços da antiga mesquita (construíram sobre ela) e, além disso, ostenta em seu ponto mais alto as muralhas do Castelo Medieval.

Depois, à Sevilha - Espanha: não sei, mas tenho a impressão que a Andalucía (cuja capital é Sevilha) é uma das regiões mais bonitas que conheço (lado-a-lado com Toscana, Galícia e Alentejo)... Ela não esconde seu passado, preservando muitos dos traços da arquitetura árabe nas mesquitas, nos minaretes e etc. Depois de ter visitado Granada e Málaga - nesta mesma região - agora Sevilla confirma a hipótese: a Andalucía é um dos lugares que todos deveriam conhecer antes de morrer... É inspiradora!!! Dá vontade de morar por lá...


Ci, Socorro, Lucas, Inez, Eu, Pedro





Hoje, segunda-feira, estamos de "molho"... A Ci, que chegou aqui direto da praia - vindo do Brasil - está com resfriado. Bom para por as coisas em dia. Afinal, o retorno está próximo...

Até já!

domingo, 2 de janeiro de 2011

A passagem de ano

Passamos o ano novo em casa de portugueses. Fomos convidados pelo João, um amigo que conhecemos no aniversário da Ale.

É claro que aceitamos. Estávamos muito empolgados com o encontro, pois conheceríamos mais alguns costumes de nossos patrícios.

E lá fomos nós, chegando por volta das 22h. Era uma reunião familiar, onde somente eu e Cláudia éramos estrangeiros. Ao contrário do que nos disseram, para esta ocasião, e sendo o João (nosso anfitrião) carregador de MUITA experiência exterior à Portugal, ficou combinado que cada um levaria o que comer e beber (e, se der, um prato de doce). Nós levamos um "cuzcuz" (salgado, como deve ser...) e um bom vinho alentejano. À mesa haviam: homus-terrine; patês; presunto cru; saladas; quiche; um queijo típico (não sei qual era); pães; além de chilly (aquele molho mexicano) para ser misturado ao arroz (ou qualquer outra coisa que gostasse). Havia, também, um doce típico que se chama Molotof (e que não explodiu): uma espécie de pudim à base de claras. Enfim, pratos bem sortidos e leves. Nada de bacalhau à "alguma moda". As bebidas: vinhos (alentejanos na maioria) e refrigerantes - não havia água ou suco.

Na hora "H", seguiram um costume local (não sei se é em todo país): comeram doze uvas-passa. Depois brindamos - moderadamente - e ficamos um pouco mais. Fomos embora perto das 1:30h, junto com todos.

E foi isso. Bem calmo e tranquilo... Tanto é que não temos nenhuma foto.

Fica nosso agradecimento ao João e a todos que lá estavam, pela acolhida e troca de experiências.