domingo, 18 de setembro de 2011

Enfim, o terceiro post!

Este post - para completar a 'série' (rs) - é pra lá de especial!
É para partilhar que eu e Fabio estamos grávidos!!
Isso mesmo!
Parece piada? Mas não é...
Parece inacreditável? E é... rs
Completamos 4 meses de gestação e estou muitíssimo bem de saúde, não sofrendo nenhum tipo de desconforto dito 'comum' a este período.
Estamos curtindo cada momento, aprendendo o que é estarmos 'grávidos' e partilhando mutuamente algumas intenções do que desejamos conviver, experienciar e partilhar com nosso-nossa bebê.
Nosso-nossa bebê será uma surpresa para todos e todas nós, pois queremos saber o sexo somente no momento do nascimento!
Utopia? Não!
Algumas pessoas nos perguntam: conseguirão segurar a ansiedade?
O fato é que não a temos (ao menos não para isto) e, então, estamos muito tranquilos diante desta decisão e desejamos sentir a explosão de alegria no momento do nascimento.
Seguem duas imagens de nosso-nossa bebê:


Conseguem ver?
Rs
Beijinhos
Claudinha

domingo, 21 de agosto de 2011

Passado o tempo... (o segundo post)

O segundo post que queremos partilhar é comunicar a criação de um blog, pelos nossos amigos queridos Ale e Antonio! No blog, eles divulgarão as peripécias pelos diversos continentes do mundo, lugares pelos quais passaram, ficaram, enamoraram...

A inspiração para a criação? Foi o "Peripécias d'além mar"!!
Segue abaixo o convite:

"E' nato il nostro blog, mio e di Antonio: http://dolcenaufragar.blogspot.com/

Abbiamo viaggiato, vissuto, visto posti lontani. Continuiamo ad assere "lontani" (..beh, il Portogallo non e' il Congo se proprio vogliamo mettere i puntini sulle i...) ma finalmente, seguendo l'esempio di due cari amici brasiliani, ci siamo decisi a creare uno spazio tutto nostro per poter condividere il nostro tran-tran quotidiano, i nostri viaggi e le nostre foto per sentirvi (e sentirci) piu vicini.

Si intitola Naufragar per vari motivi. Uno, perche' l'Infinito di Leopardi e' una della poesie che piu porto nel cuore e la voglia di naufragare nell'infinita' oltre la siepe continua viva e forte. Due perche', data la grande propensione alla vita nomade (di entrambi), naufragare, sembrava un verbo appropriato per descriverci. E tre perche' ci serviva un titolo che andasse bene in tre lingue (italiano, spagnolo e portoghese), che non e' cosa facile da trovare, ve lo assicuro.

Abbiamo creato un link diretto all nostra collezione di foto. Per adesso trovate solo il nostro album di foto del matrimonio ma contiamo di pubblicare tutte le foto dei nostri viaggi (...con calma che sono tanti ma l'idea e' di cominciare a condividere con il mondo piuttosto che lasciarle nel dimenticatoio di un computer).

Speriamo vi piaccia,
lasciateci pure commenti e opinioni, ma soprattuto seguiteci e spargete la voce!!!!!

Un caro abbraccio
Ale&Antonio"


Un bacione!
Claudinha e Fabio

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Passado o tempo...

Há alguns meses não postamos nada em nosso Blog.
Julgávamos que conseguiríamos manter uma certa 'rotina' nas publicações no blog. Entretanto, isto não tem sido possível, como podem perceber pela ausência de posts.
Desde ontem, estou muito provocada a partilhar com vocês três assuntos.

Partilharei-os enviando um post de cada vez...

O primeiro diz respeito à amizade.
Recebi duas belas mensagens que partilho com vocês como símbolo desta experiência marcante na vida da gente: ter amigos.

"AMIZADE"
A amizade é o sentimento que imanta as almas umas às outras, gerando alegria e bem-estar.
A amizade é suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal.
Inspiradora de coragem e de abnegação a amizade enfloresce as almas, abençoando-as com resistências para as lutas.
A amizade as aproxima e irmana.
A amizade apazigua e alegra os indivíduos.
A amizade equilibra as mentes, dulcificando os corações.
Ela nasce de uma expressão de simpatia, e firma-se com as raízes do afeto seguro, fincadas nas terras da alma.
A amizade perdura, companheira devotada dos homens que se estimam.
Se a amizade fugisse da Terra, a vida espiritual dos seres se esfacelaria.
Ela é meiga e paciente, vigilante e ativa.
Sustenta na fraqueza e liberta nos momentos de dor.
A amizade é fácil de ser vitalizada.
A amizade de Jesus pelos discípulos e pelas multidões dá-nos, até hoje, a dimensão do que é o amor na sua essência mais pura,
demonstrando que ela é o passo inicial para essa conquista superior que é meta de todas as vidas e mandamento maior da Lei Divina."
(enviado por Márcia Leardine)

"Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril." - Fernando Pessoa
(enviado por Inez Muniz Garcia)


Beijos,

Claudinha

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Já fez um ano!

Há dois dias completou 1 ano que iniciamos o Caminho de Santiago.

Aqueles que acompanham o Peripécias há mais tempo, e seguiram-no à época (ou pouco depois, pois as postagens foram escritas depois da viagem), sabem aquilo que passamos/vivemos/presenciamos. Aqueles que não, podem aproveitar a passadinha por aqui e procurar os textos afins... E fotos e vídeos...

Foi uma experiência incrível, daquelas que podem separar a vida em "antes" e "depois".

Para nós, foi uma grande experiência dentro de outra grande experiência. Já havíamos nos tornado "cidadões do mundo" mas, não tão completos quanto depois desta jornada.
Sempre nos perguntam: e qual foi a melhor parte?
Hoje podemos responder: tudo!

Várias coincidências deram as cores daqueles dias, como o encontro que tive, na noite anterior ao início da jornada, já dentro de um dos albergues (na cidade do Porto). No mesmo quarto em que estava (eram separados em ala masculina e feminina), encontrei uma pessoa do interior de SP que estava acabando de acabar o caminho. Vinha da França, ido à Santiago e, depois, "descido" até o Porto. Não fez tudo a pé, mas foram mais de 30 dias... Os pés deles estavam cobertos de bolhas!! Antes não tivesse visto: como seria ter tantas assim? No "nosso" final, já em Santiago, nem eu, nem Cláudia, tivemos uma sequer!

Com a mesma pessoa, fiquei sabendo que se pode fazer mais de 40Km por dia. Era possível alguém aguentar isso por mais de 20 dias seguidos: ele havia.
Por fim, ainda descobri que ele também operava no Mercado de Capitais... Coincidência? Não... Apenas afinidades...

Na manhã seguinte começamos a jornada de mais de 11 dias.

Neste dia, 26 de maio, do ano passado, completamos outro aniversário: a primeira jornada ao lado de nossos amigos australianos: Ian, Sandra e Andrew. Ficamos juntos até o final. E até hoje...

Por enquanto é isso...

Beijos

domingo, 22 de maio de 2011

Excertos de um silêncio

Que sliêncio!

Não acabou, não... Como dissemos, o blog continuará, mas, de forma diversa. Ele ganhou vida, e não podemos simplesmente encerrá-lo. Como não está. Na verdade, o silêncio momentâneo diz mais que qualquer outro texto...

Hoje, não dói mais. Mas, até pouco tempo atrás, pensar em Portugal doía no coração. Incrível a ligação que construímos com aquele cantinho do Mundo! Os amigos, os lugares, nosso dia-a-dia. A simplicidade que aprendemos vivenciar e admirar foi a peça fundamental. Sem nenhum luxo, fomos felizes. E como fomos!!!!

Recomeçamos nossa vida na terra natal. Ainda estamos em "convalescença", mas, bem mais adaptados. Os primeiros dias foram MUITO difíceis... Vínhamos totalmente "zen", quase desintoxicados, e aterrisamos num lugar que não era mais o mesmo para nós... Que teste! Engrandecedor!

Menos de 48h depois de chegarmos, a Cláudia já voltou ao trabalho: rotina, mudanças, encontros, desencontros. A adaptação teve de ser rápida. E dolorosa...

De minha parte, tentei manter um rumo próximo ao que havia criado: sem um trabalho formal, ocupar a mente com várias atividades.

A Cláudia definiu bem: o rompimento não aconteceu quando fomos à Portugal. Ele aconteceu em nosso retorno ao Brasil...

Estamos mais vivos de o que nunca, tentando colocar em prática tudo aquilo que aprendemos naquele ano. Acho que estamos nos saindo muito bem...

Agora, graças ao Thiago, consegui um excelente emprego. Eu e Cláudia estamos adorando nosso novo cantinho, com um sofá novo que, nas tardes de domingo, convida ao sono. Estamos perto da família e de grandes amigos. E sentimos saudades de nossos grandes amigos de lá! O Rafa disse uma vez: "vida de ex-imigrante é dura: tá sempre com saudade do outro lado..."

É isso aí! Grandes Beijos de saudades

sexta-feira, 18 de março de 2011

Nós e coisas pitorescas

Foram muitas as situações e experiências pitorescas que vivemos nas terras d'além mar.
Escolhemos algumas imagens que as representam para partilhar com vocês!!



Beijos

sábado, 12 de março de 2011

De cara nova

O Peripécias tá de cara nova. Mas, não é uma simples mudança...

Voltamos à terra aonde nascemos (nesta passagem, claro). A ideia do blog começou para mantê-los informados, de forma divertida (ou quase) do tanto de coisas que fazíamos no 1 ano que estivemos fora. Mas, confessamos, isso tomou outro rumo. Ganhou um espaço gigante em nossas vidas, e parar de dividir nossas traquinagens não faria sentido. Até porque elas não acabaram. Muito pelo contrário...

Não sabemos o rumo que tomarão as postagens - e acho isso saudável, num momento em que nossos corpos são controlados até pela câmera do prédio ao lado...

O compromisso será o mesmo, e único: dividir experiências com amigos - conhecidos ou não. Sejam por textos, sejam por fotos, sejam por videos. Ou qualquer outra coisa possível.

Enfim, queremos que se sintam em casa e bem acolhidos quando nos visitarem. A intenção é dividir, interagir, descontrair, informar, desabafar, argumentar...

Daí, já perceberam que o pano de fundo não foi escolhido à esmo (como todos os outros também não o foram). E não vamos explicar, pois a leitura é do leitor (e vá que achem um sentido melhor do que o nosso!). Provavelmente, outras coisas serão também alteradas/retiradas/incluídas. Mas, cada coisa tem seu tempo.

Acho que é isso.

Beijos

domingo, 6 de março de 2011

Imaginem o tamanho da encrenca!

Diretamente do meio da bagunça:

Depois de encontramos nosso novo lar, o desafio deixou de ser arrumar os móveis para, inesperadamente, cuidar de cupins!!! Aliás, uma colonia TODA!!!

Na última quinta-feira, fomos buscar nossos móveis na casa de minha tia (deixamos lá por motivos óbvios...) e fomos pegos de surpresa: nossas caixas (e o que estava dentro) viraram parede de cupinzeiro! Impressionante!

À medida que íamos tirando as caixas (ou tentar, pois elas dissolviam), víamos mais e mais cupins... Eram mais de 100 caixas! Imaginem o tamanho da encrenca!

Pois é. Hoje, domingo de carnaval, estamos arrumando nosso móveis (que ficaram em parte separada - ainda bem) e o que conseguimos salvar... Um trabalho insano!!
Vamos esperar minha tia (e tio) voltarem de viagem para ver o que faremos quanto aos cupins. Enquanto isso, ajeitamos nossa nova morada.

OBS: Ainda estamos sem conexão de internet, TV, telefone e etc em casa. Mas, nosso email funciona...

Beijos

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Um ano de Peripécias!!

Ontem o Peripécias completou um ano! Ele "pegou" o bonde andando, já que os contos começam dias depois de chegarmos (precisamente 20 dias).

Neste tempo todo, não sabemos exatamente quantas pessoas visitaram, pois o contador do blog só iniciou no final de maio. Ou seja, perdemos uma boa parte das estatísticas. Porém, de lá para cá, ficamos felizes em saber que tivemos mais de 3.400 visitas! Destes, a maioria é de Portugal e do Brasil, seguidos por EUA, Itália, Canadá e Espanha. É incrível a dimensão disso... E bem legal saber que muitas pessoas que não nos conhecem (e vice-versa) curtem nossas histórias!

A vocês, nosso muito obrigado! E que as histórias, e visitas, continuem!!

Daqui a alguns dias divulgaremos algumas novidades sobre o Peripécias...

Beijos!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Na última noite

na noite de véspera de nossa saída, aquela onde temíamos ficar olhando o teto de um apartamento quase vazio, mais uma vez fomos salvos pelas mãos amigas.
A Ale e o Antonio nos convidaram para um concerto de Tereza Salgueiro, ex-vocalista do Madredeus.

Simplesmente inesquecível.

Vai um pouquinho para vocês...

Beijos

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Um novo olhar

Estamos de volta... desde o dia 05, na realidade. E, na realidade, ainda estamos longe daqui... Adaptação é o nome disso?
Pois é...

Estamos bem, apesar da saudades que estamos sentindo dos nossos AMIGOS d'além mar. A eles queremos dizer que estão fazendo MUITA falta!! E que seria tão bom se a vida cá fosse como a daí...

Nossa primeira tarefa, agora, é encontrar um teto. Quase fechamos negócio ontem, mas, "entraram na frente". Acho que encontraremos um logo (que assim seja!!!).

Por enquanto é isso. Vamos colocando outras novidades à medida que forem acontecendo...

Até mais!!!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Toda a Nossa Vida de Viajante

Nestes últimos posts temos lançado mão de fotos que tiramos ao longo deste ano. Todas, sem excessão, carregadas de muito significado. E, se valem mais do que 1000 palavras, imaginem o tamanho do texto que daria se escrevêssemos!

Agora, quase partindo, postamos o vídeo que mais nos emocionou fazer. Tudo nele (fotos, textos e a música) fizeram parte desta viagem. Todos os textos do blog, desde o primeiro, estão ali contidos. Um mosaico repleto de significados.

E é com IMENSO carinho que dividimos com vocês, neste vídeo, o resumo do que foi nossa vida n'além mar.

Beijos emocionados!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Rememorações: encontros e acontecimentos

Dentre as muitas experiências vividas, conVIVER com pessoas queridas, nestas terras do velho mundo, foi fundamental para nossa sobrevivência emocional.
Obrigada amigos, amigas e familiares!
Segue um presente de agradecimento.
Beijos, Claudinha e Fabio


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Rememorações acadêmicas I

Estive nestes dias a re-memorar as atividades associadas ao meu doutoramento intercalar cá na Universidade de Lisboa.
Surpreendi-me com minhas peripécias acadêmicas no ano de 2010! Rs

Realizei inúmeras visitas para estudo, participação em evento ou para encontro com professores/as. Em Portugal estive na Universidade de Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro, além do Centro de Investigação em Educação da Universidade de Lisboa, do Centro Jacques Delours da Comunidade Europeia e do Centro de Recursos do Movimento da Escola Moderna de Portugal, ambos em Lisboa, e ainda o Instituto das Comunidades Educativas (ICE) em Setúbal e a Escola da Ponte, em Vila das Aves. Na Espanha estive na Universidade de Santiago de Compostela, na Universidade de Barcelona e na Universidade de Málaga, além de ter participado de um programa de rádio chamado "Palabras desde el limbo" em Barcelona. E na Itália, estive na Universidade de Bari.

Para além das visitas, tive oportunidade de 'encontros-dialógicos' com alguns professores e professoras: Rui Canário, Ângela Rodrigues, Manuela Esteves, Ana Luisa Pires, Jorge Do Ó, António Nóvoa, Sérgio Niza, Francisco Marcelino, Rui D'Espiney, Ana, Júlia Formosinho, Rosa Nunes, Idália Sá-Chaves, Francislê Neri, Augusto Ponzio, Susan Petrilli, Maria Solimini, Jorge Larrosa, Miguel Zabalza, Angel Pérez Gómez, Angel Santos Guerra, John Elliot e Júlio Groppa Aquino.

Alguns trabalhos aprovados em eventos em Portugal e Espanha, dos quais participei presencialmente, além de futura participação na Argentina em julho/2011, também compuseram minhas experiências.

E, finalmente, cerca de 500 páginas de material escrito: de estudo, de texto para a tese e de artigos publicados.

Posso dizer que vivi inúmeras peripécias acadêmicas!
Beijinhos

sábado, 29 de janeiro de 2011

Rememorações: Nossas Peripécias em números

Durante estes últimos dias, fiz um "apanhado" de nossas viagens por aqui. E foi surpreendente. Por isso, dividirei com vocês este "balanço":

Fizemos 25 viagens, por 3 países: Portugal, Espanha e Itália. Só em Portugal conhecemos 42 cidades (sem contar aquelas que paramos só para comer). Na Espanha, foram umas 15 cidades e, na Itália - ah! a Itália -, foram 27, das quais somente 2 já conhecíamos.
A viagem mais longa foi de 22 dias (para a Itália), em média ficávamos 4 dias fora, e se somarmos todos os dias chegaremos próximos aos 100. Que maravilha!! Não somei os kilometros, mas, acho que demos algumas voltas na Terra...

Das 25 viagens, somente 2 fizemos sozinhos, sendo que a primeira delas foi em novembro! Ou seja, sempre estivemos acompanhados (e MUITO bem acompanhados de amigos!).

No quesito fotos, também não consegui contar, mas são mais de 10.000!!!! Várias já dividimos com vocês!

Um sem-número de surpresas e causos nos acompanharão no retorno. Dá para escrever vários livros (se fosse escritor, estaria com a vida ganha... rrsss).

Em nossos re-encontros eu e Cláudia dividiremos mais um pouco de tudo isso com vocês!!

Até já.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Uma série... fora de série!

Como dissemos em um dos últimos posts, decidimos fazer uma retrospectiva comemorativa de nossa temporada no além mar que comporá uma série intitulada "Rememorações".
Depois do aperitivo do vídeo elaborado pelo ministério do turismo de Portugal, agora informamos aos nossos seguidores que, em comemoração a 1 ano de vida que o blog completará (16 de fevereiro/2010 foi nossa primeira postagem), tomamos uma decisão: ele vai continuar! É isso mesmo: ainda não sabemos muito bem que rumo tomará depois de nosso retorno ao Brasil, entretanto, como temos várias ideias pinicando a nossa cabeça, queremos mantê-lo com vida.
Aliás, revendo e relendo os posts, há muita vida vivida e experienciada expressa nas 'curta-metragens' narradas no Peripécias. E há inúmeras outras não registradas mas gravadas na memória e umas tantas documentadas em fotografias.
Portanto, aguardem nossas "Rememorações"!

Bjs

Antes tarde do que nunca

"Rô e Fábio, bom dia! desculpe não ter respondido antes, é que infelizmente não lembrei de dar o retorno.
O que posso dizer de Portugal, é que para mim (Renata) foi tão importante ter conhecido esse país, já que nunca tive a vontade de estar na Europa, e faz tanta diferença no meu dia a dia, que se tivesse uma profissão mais atuante e definida, eu mudaria para aí sem pensar duas vezes. O Varlei "cá estais a dizeres" que são palavras dele também.
Vocês sabem que penso quase diariamente nas paisagens que avistava do comboio de Lisboa até Carcavelos, e se Deus assim permitir dentro em breve retornaremos ao país.
E finalizando como disse o otorrino do João, na ante véspera da viagem, "foi para Portugal e perdeu o lugal". E mais, eu como na véspera do embarque estava na praça de Cascais, fiquei com a imagem daquele cartão postal.
Não sei se é isso que gostaria que tivéssemos escrito, mas de qualquer forma agradecemos a oportunidade de termos estado aí com vocês, e esperamos que possam ter um bom regresso ao nosso país, "ora pois".
Beijos,boa viagem, voltem com Deus.
Rê, Varlei e JP."

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O primeiro a gente nunca esquece...

Nossa "vida pública" neste blog inicia algum tempo depois de termos chegado. Quase 20 dias (se não for mais). Mas, é claro que existem causos e curiosidades a contar. Vamos ao primeiro dia...

Há um ano atrás, exatamente em 26/01/10, chegávamos em Lisboa, às 05:50 da manhã. Nada estava aberto no aeroporto. Não havia ônibus nem um shuttle de comunicação com o centro da cidade. Única alternativa eram os taxis... E assim fomos até nosso hotel.

Bem antes de chegar aqui, ainda no Brasil, havíamos reservado um hotel por 9 dias. Tempo que achávamos suficiente para nos virar, e encontrar nosso "cafofo" - hoje, faria um pouco diferente... Mas, certas coisas só aprendemos experimentando.

Chegamos ao hotel Príncipe, que depois descobrimos ser MUITO bem localizado, por volta das 06:30. Extremamente cansados, como é de se imaginar nestas viagens (não conseguimos dormir no avião). Primeira coisa que faríamos seria tomar um banho e dormir. Seria...

- Só teremos seu quarto liberado após as 10:30 - disse o atendente
- Como????

Pois é... Como havíamos chegado cedo demais, não havia quarto livre!

Sentamos no sofá da recepção. Não havia alternativa a não ser esperar... O monte de malas ao nosso lado (praticamente 200 kg!) e o sono batendo. Se ficássemos aguardando ali, não teríamos chance: dormiríamos em plena recepção do hotel. Quinze minutos depois, decidimos: fomos conhecer a região a pé. E assim fizemos.

Quase dormíamos em pé nas ruas... Devia estar engraçado ver-nos caminhar em zig-zag!

Até a próxima

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Aniversário!

Hoje, ao final do dia, fará um ano que aqui estamos. E quanta coisa aconteceu! E quão rápido passou!!

E para comemorar a data, pensamos em fazer uma retrospectiva. Ainda não definimos a forma...

Para começar, aproveitamos um vídeo feito pelo ministério do turismo de Portugal, que resume maravilhosamente aquilo que descobrimos e vivemos por aqui. Como bem sabem, foi paixão à primeira vista.




Beijos