segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Rememorações acadêmicas I

Estive nestes dias a re-memorar as atividades associadas ao meu doutoramento intercalar cá na Universidade de Lisboa.
Surpreendi-me com minhas peripécias acadêmicas no ano de 2010! Rs

Realizei inúmeras visitas para estudo, participação em evento ou para encontro com professores/as. Em Portugal estive na Universidade de Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro, além do Centro de Investigação em Educação da Universidade de Lisboa, do Centro Jacques Delours da Comunidade Europeia e do Centro de Recursos do Movimento da Escola Moderna de Portugal, ambos em Lisboa, e ainda o Instituto das Comunidades Educativas (ICE) em Setúbal e a Escola da Ponte, em Vila das Aves. Na Espanha estive na Universidade de Santiago de Compostela, na Universidade de Barcelona e na Universidade de Málaga, além de ter participado de um programa de rádio chamado "Palabras desde el limbo" em Barcelona. E na Itália, estive na Universidade de Bari.

Para além das visitas, tive oportunidade de 'encontros-dialógicos' com alguns professores e professoras: Rui Canário, Ângela Rodrigues, Manuela Esteves, Ana Luisa Pires, Jorge Do Ó, António Nóvoa, Sérgio Niza, Francisco Marcelino, Rui D'Espiney, Ana, Júlia Formosinho, Rosa Nunes, Idália Sá-Chaves, Francislê Neri, Augusto Ponzio, Susan Petrilli, Maria Solimini, Jorge Larrosa, Miguel Zabalza, Angel Pérez Gómez, Angel Santos Guerra, John Elliot e Júlio Groppa Aquino.

Alguns trabalhos aprovados em eventos em Portugal e Espanha, dos quais participei presencialmente, além de futura participação na Argentina em julho/2011, também compuseram minhas experiências.

E, finalmente, cerca de 500 páginas de material escrito: de estudo, de texto para a tese e de artigos publicados.

Posso dizer que vivi inúmeras peripécias acadêmicas!
Beijinhos

sábado, 29 de janeiro de 2011

Rememorações: Nossas Peripécias em números

Durante estes últimos dias, fiz um "apanhado" de nossas viagens por aqui. E foi surpreendente. Por isso, dividirei com vocês este "balanço":

Fizemos 25 viagens, por 3 países: Portugal, Espanha e Itália. Só em Portugal conhecemos 42 cidades (sem contar aquelas que paramos só para comer). Na Espanha, foram umas 15 cidades e, na Itália - ah! a Itália -, foram 27, das quais somente 2 já conhecíamos.
A viagem mais longa foi de 22 dias (para a Itália), em média ficávamos 4 dias fora, e se somarmos todos os dias chegaremos próximos aos 100. Que maravilha!! Não somei os kilometros, mas, acho que demos algumas voltas na Terra...

Das 25 viagens, somente 2 fizemos sozinhos, sendo que a primeira delas foi em novembro! Ou seja, sempre estivemos acompanhados (e MUITO bem acompanhados de amigos!).

No quesito fotos, também não consegui contar, mas são mais de 10.000!!!! Várias já dividimos com vocês!

Um sem-número de surpresas e causos nos acompanharão no retorno. Dá para escrever vários livros (se fosse escritor, estaria com a vida ganha... rrsss).

Em nossos re-encontros eu e Cláudia dividiremos mais um pouco de tudo isso com vocês!!

Até já.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Uma série... fora de série!

Como dissemos em um dos últimos posts, decidimos fazer uma retrospectiva comemorativa de nossa temporada no além mar que comporá uma série intitulada "Rememorações".
Depois do aperitivo do vídeo elaborado pelo ministério do turismo de Portugal, agora informamos aos nossos seguidores que, em comemoração a 1 ano de vida que o blog completará (16 de fevereiro/2010 foi nossa primeira postagem), tomamos uma decisão: ele vai continuar! É isso mesmo: ainda não sabemos muito bem que rumo tomará depois de nosso retorno ao Brasil, entretanto, como temos várias ideias pinicando a nossa cabeça, queremos mantê-lo com vida.
Aliás, revendo e relendo os posts, há muita vida vivida e experienciada expressa nas 'curta-metragens' narradas no Peripécias. E há inúmeras outras não registradas mas gravadas na memória e umas tantas documentadas em fotografias.
Portanto, aguardem nossas "Rememorações"!

Bjs

Antes tarde do que nunca

"Rô e Fábio, bom dia! desculpe não ter respondido antes, é que infelizmente não lembrei de dar o retorno.
O que posso dizer de Portugal, é que para mim (Renata) foi tão importante ter conhecido esse país, já que nunca tive a vontade de estar na Europa, e faz tanta diferença no meu dia a dia, que se tivesse uma profissão mais atuante e definida, eu mudaria para aí sem pensar duas vezes. O Varlei "cá estais a dizeres" que são palavras dele também.
Vocês sabem que penso quase diariamente nas paisagens que avistava do comboio de Lisboa até Carcavelos, e se Deus assim permitir dentro em breve retornaremos ao país.
E finalizando como disse o otorrino do João, na ante véspera da viagem, "foi para Portugal e perdeu o lugal". E mais, eu como na véspera do embarque estava na praça de Cascais, fiquei com a imagem daquele cartão postal.
Não sei se é isso que gostaria que tivéssemos escrito, mas de qualquer forma agradecemos a oportunidade de termos estado aí com vocês, e esperamos que possam ter um bom regresso ao nosso país, "ora pois".
Beijos,boa viagem, voltem com Deus.
Rê, Varlei e JP."

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O primeiro a gente nunca esquece...

Nossa "vida pública" neste blog inicia algum tempo depois de termos chegado. Quase 20 dias (se não for mais). Mas, é claro que existem causos e curiosidades a contar. Vamos ao primeiro dia...

Há um ano atrás, exatamente em 26/01/10, chegávamos em Lisboa, às 05:50 da manhã. Nada estava aberto no aeroporto. Não havia ônibus nem um shuttle de comunicação com o centro da cidade. Única alternativa eram os taxis... E assim fomos até nosso hotel.

Bem antes de chegar aqui, ainda no Brasil, havíamos reservado um hotel por 9 dias. Tempo que achávamos suficiente para nos virar, e encontrar nosso "cafofo" - hoje, faria um pouco diferente... Mas, certas coisas só aprendemos experimentando.

Chegamos ao hotel Príncipe, que depois descobrimos ser MUITO bem localizado, por volta das 06:30. Extremamente cansados, como é de se imaginar nestas viagens (não conseguimos dormir no avião). Primeira coisa que faríamos seria tomar um banho e dormir. Seria...

- Só teremos seu quarto liberado após as 10:30 - disse o atendente
- Como????

Pois é... Como havíamos chegado cedo demais, não havia quarto livre!

Sentamos no sofá da recepção. Não havia alternativa a não ser esperar... O monte de malas ao nosso lado (praticamente 200 kg!) e o sono batendo. Se ficássemos aguardando ali, não teríamos chance: dormiríamos em plena recepção do hotel. Quinze minutos depois, decidimos: fomos conhecer a região a pé. E assim fizemos.

Quase dormíamos em pé nas ruas... Devia estar engraçado ver-nos caminhar em zig-zag!

Até a próxima

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Aniversário!

Hoje, ao final do dia, fará um ano que aqui estamos. E quanta coisa aconteceu! E quão rápido passou!!

E para comemorar a data, pensamos em fazer uma retrospectiva. Ainda não definimos a forma...

Para começar, aproveitamos um vídeo feito pelo ministério do turismo de Portugal, que resume maravilhosamente aquilo que descobrimos e vivemos por aqui. Como bem sabem, foi paixão à primeira vista.




Beijos

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Encontro inusitado

Ontem a noite fomos com a Ci à Tasca do Chico, uma casa de fado vadio.
Chegamos por volta das 22h e sentamos na última mesa disponível. Uns minutos mais tarde, eu de costas para a porta de entrada, 'oiço' uma voz conhecida... e era!
Uma colega de Campinas, que foi da Unicamp! Dá pra acreditar nisto?
Pois... ela (Lilian, que está ao lado do Fabio) chegou ontem mesmo diretamente de Viracopos a Lisboa com uma amiga e como ficará somente cinco dias cá, aproveitou a indicação de outra amiga sobre a Tasca do Chico e lá foi.


Foi divertido! Fato inusitado!
Bjs, Claudinha

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Aproximação

Toda experiência tem um começo e um fim.
Agora é chegado o momento de despedidas e de re-encontros.
Confessamos que dá um 'frio na barriga' viver a ruptura e re-começar de volta à nossa terra Brasil.
Da experiência vivida em Portugal, despedimo-nos. Expectativas superadas. Energias renovadas. Projetos ressignificados. Desejos revigorados. Certezas questionadas. Incertezas redirecionadas. Novos saberes. Muitos aprendizados.
Em breve estaremos em solo brasileiro: faltam menos de 20 dias!

Me dê um abraço
Venha me apertar
Tô chegando...
(...)
A hora do encontro
É também, despedida

Música: Encontros e Despedidas
Composição: Milton Nascimento / Fernando Brant

Até já!
Muitos beijos

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pôxa vida...

Ontem, enquanto estávamos em Lisboa com a Ci, tocou nosso telefone... Era a Ale! Ela tinha acabado de chegar do Brasil!

Mas, como assim? Não era no dia 14?
Não, era ontem mesmo...

Não estava preparado para isso... Como farei com Bastet, a gata? E meu vínculo afetivo com ela, jogado ao nada?

Pois é... Já era... Perdi minha filha... rrssss

Mas, ainda bem que a Ale está de volta!! E já temos uma porção de coisas para fazermos juntos! Uma delas é voltar à Serra da Estela, para ver neve! Haja coragem!
Vamos ver se dá certo...

Beijos

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Giro rápido

Já sabem que a Ci está conosco... E aproveitamos o clima "ameno" e chuvoso para passear por aí. Juntaram-se à nós a Inez, a Socorro, o Pedro (filho da Inez) e o Lucas (amigo dele). Aonde fomos?

Primeiro à Mértola: uma cidadezinha do baixo Alentejo, próxima ao Algarve e à Espanha. Um "rincão escondido" de nós, forasteiros, mas que valeu a visita! Ainda conserva alguns sítios com ruínas dos tempos romanos; a igreja matriz ainda tem traços da antiga mesquita (construíram sobre ela) e, além disso, ostenta em seu ponto mais alto as muralhas do Castelo Medieval.

Depois, à Sevilha - Espanha: não sei, mas tenho a impressão que a Andalucía (cuja capital é Sevilha) é uma das regiões mais bonitas que conheço (lado-a-lado com Toscana, Galícia e Alentejo)... Ela não esconde seu passado, preservando muitos dos traços da arquitetura árabe nas mesquitas, nos minaretes e etc. Depois de ter visitado Granada e Málaga - nesta mesma região - agora Sevilla confirma a hipótese: a Andalucía é um dos lugares que todos deveriam conhecer antes de morrer... É inspiradora!!! Dá vontade de morar por lá...


Ci, Socorro, Lucas, Inez, Eu, Pedro





Hoje, segunda-feira, estamos de "molho"... A Ci, que chegou aqui direto da praia - vindo do Brasil - está com resfriado. Bom para por as coisas em dia. Afinal, o retorno está próximo...

Até já!

domingo, 2 de janeiro de 2011

A passagem de ano

Passamos o ano novo em casa de portugueses. Fomos convidados pelo João, um amigo que conhecemos no aniversário da Ale.

É claro que aceitamos. Estávamos muito empolgados com o encontro, pois conheceríamos mais alguns costumes de nossos patrícios.

E lá fomos nós, chegando por volta das 22h. Era uma reunião familiar, onde somente eu e Cláudia éramos estrangeiros. Ao contrário do que nos disseram, para esta ocasião, e sendo o João (nosso anfitrião) carregador de MUITA experiência exterior à Portugal, ficou combinado que cada um levaria o que comer e beber (e, se der, um prato de doce). Nós levamos um "cuzcuz" (salgado, como deve ser...) e um bom vinho alentejano. À mesa haviam: homus-terrine; patês; presunto cru; saladas; quiche; um queijo típico (não sei qual era); pães; além de chilly (aquele molho mexicano) para ser misturado ao arroz (ou qualquer outra coisa que gostasse). Havia, também, um doce típico que se chama Molotof (e que não explodiu): uma espécie de pudim à base de claras. Enfim, pratos bem sortidos e leves. Nada de bacalhau à "alguma moda". As bebidas: vinhos (alentejanos na maioria) e refrigerantes - não havia água ou suco.

Na hora "H", seguiram um costume local (não sei se é em todo país): comeram doze uvas-passa. Depois brindamos - moderadamente - e ficamos um pouco mais. Fomos embora perto das 1:30h, junto com todos.

E foi isso. Bem calmo e tranquilo... Tanto é que não temos nenhuma foto.

Fica nosso agradecimento ao João e a todos que lá estavam, pela acolhida e troca de experiências.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Agora, só no ano que vem...

Este post é para encerrar a temporada 2010. Durante o ano, aprendemos uma PORÇÃO de coisas, e dividimos a maioria com vocês! Nem precisamos fazer a retrospectiva...

Começamos o ano como "estrelas de cinema" (vejam este vídeo) e acabamos como cuidadores de uma gata... É a vida! rrsssss

No meio disso tudo, diria que "nascemos" novamente. Só que tivemos uma infância com um pouco mais de experiência. Não sei quantas amarras soltamos, ou quantas amarramos. Nem quero saber... Importante é passar pela experiência de "brincar" com elas, e saber que elas existem!

Obrigado pelo carinho de nos acompanharem e também compartilharem suas emoções. É muito bom saber que, em nosso retorno, temos muitos amigos nos aguardando de braços abertos! E está tão perto a data! Já estou com saudades daqui...
Obrigado 2010 e que venha 2011! Muitas outras aventuras nos aguardam... Estou com saudades de ver o sol nascer na água!

Beijos

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Para cinéfilos

O peripécias também pode servir para a 7ª arte! Por que não?!

Depois do curioso caso narrado neste post, onde fomos surpreendidos por um intervalo durante uma sessão de cinema, confesso que, como "quase cinéfilos" que somos, participamos de outros tantos intervalos. E neste post, quero dividir com vocês dois filmes que realmente nos emocionaram.

1 - Dos Homens e dos Deuses
Baseado num fato real, narra parte dos acontecimentos de um mosteiro na Argélia, ao mesmo tempo em que ganham volume os movimentos radicais. Impressionante a sensibilidade, de toda a produção, em colocar num filme tamanha mensagem! Independente do tipo de filme que gostem, vale a pena parar para assistí-lo. Mas não se enganem: o filme, como bom Francês, respeita o tempo, o silêncio e todas aquelas coisas que fazem MUITA diferença, e, de quebra, respeitam o espectador...

Segue o trailer:




2 - José e Pilar
É o documentário sobre José Saramago e Pilar del Río (sua esposa). A produção consegue tirar o véu do mito, trazendo para perto as pessoas - no plural, pois a Pilar é uma figura MUITO forte na vida do José.
Depois da sessão, o produtor do filme, que também estava na sala, conversou conosco contando alguns detalhes: foram 240 horas de filmagens; existem três versões do filme (corte de 6h, 3h e a última); depois desse, nunca mais ele quer fazer documentário (dá um trabalho!!); dentre outros pormenores do dia-a-dia do José e da Pilar...
Detalhe: uma parte do filme se passa no Brasil e, durante uma sessão de autógrafos, um ilustre conterrâneo pede, DESCARADAMENTE, para um senhor franzino, adoentado, e mais do que cansado (Saramago), para desenhar um HIPOPÓTAMO como dedicatória. Pode?!!!! Caimos na risada, claro...

Sege o trailer:



Beijos

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Para Camila, Thiago e...

Um mimo, cheio de amor e carinho, para a Ca o Thiagão e a...





Um enorme beijo nesta menina que está prestes a chegar deste lado. E que tudo aquilo que foi projetado se cumpra, se não no todo, nas partes mais importantes. O progresso é lei universal. E progredir com (e no) Amor, é felicidade.

Um grande beijo

Tarefa...?

Vamos lá... Aqui quem escreve são Thiago, Camila e Luíza

Thiago e Camila todos conhecem, ou a maioria conhece, e a Luíza ainda será conhecida no final de fevereiro ou começo de março (é, a Camila está grávida de 7 meses).

Demoramos muito para escrever esse texto (saímos de Portugal no início de outubro). Confesso que não somos nada bons com as palavras. Tentamos várias vezes escrever. Começamos inúmeras vezes um texto, achávamos que estávamos no caminho certo, mas quando parávamos para ler, apagávamos tudo. E hoje sabemos que, se fossemos os peregrinos, seria IMPOSSÍVEL criarmos um espaço para compartilhar nossas aventuras com os amigos de outros lugares no mundo. Como falamos para vocês em nossa passagem por aí, transformem esse blog em um livro.

Não sei se foi mais difícil escrever esse texto ou chegar a Portugal. O Thiago assume o texto a partir desse ponto:

Meu drama começou na terça-feira que antecedeu a viagem (viajaríamos na sexta-feira). A secretária da empresa onde trabalho solicitou meu passaporte para passar algumas informações para a agência de turismo. Dez minutos após eu entregar o passaporte, veio a surpresa:

"Thiago, seu passaporte está vencido"

Tremi. Passagem comprada, férias marcadas, contagem regressiva para viajar e tudo poderia ir por água abaixo. Como eu não vi isso? O passaporte tinha vencido em maio/2010!!!!!!!!

Meia hora depois, quando os sentidos voltaram, resolvi olhar no site da polícia federal para ver se não existia um passaporte de emergência. E se eu fosse assaltado e levassem meu passaporte, eu não viajaria? Acalmei-me e tive a certeza que deveria existir sim um plano B para casos desse tipo. Achei. Passaporte de emergência, emissão em 24h. Nem almocei e fui para a polícia federal. No caminho, recebo um sms.

"Entre no site Globo.com. Sistema de emissão de passaportes está fora do ar".

Tremi pela segunda vez. Realmente tinha um problema no sistema e não estava sendo emitido passaporte. Caos no Brasil todo. Previsão de voltar o sistema: 3 dias. Alguma coisa dizia que não era para eu viajar...

Cheguei à polícia federal e tinham umas 800 pessoas na fila (não é exagero). Brigas, discussões, gente chorando pois não conseguiria viajar... Depois de 3 horas, consegui conversar com a delegada e minha única chance de viajar era o sistema voltar até quinta-feira pela manhã e a empresa emitir um carta informando que eu ia a Portugal a trabalho (esse ponto era mais fácil, pois além de turismo, eu ia conhecer nossa filial em Lisboa).

Duas noites em claro, mas a sorte sorriu para mim... O sistema voltou na quinta-feira pela manhã (eu estava lá desde as 6h da manhã). O passaporte saiu na sexta-feira à tarde. Peguei o passaporte e segui direto para o aeroporto.

Passaria por tudo isso novamente para poder curtir essa viagem maravilhosa. Não vou detalhar cada passeio que fizemos, cada hora que passamos jogando conversa fora, cada piada que contamos, pois demoraria mais de um ano para escrever. Os pontos altos:

- Estar com pessoas maravilhosas como a Cláudia e o Fábio
- Conhecer Sintra, Belém, Óbidos, Fátima, Tomar, Carcavelos, Lisboa
- Tomar vinho em Tomar (gostaram do trocadilho?)
- Assistir a festa da República com samba brasileiro
- Discutir com o dono do restaurante português que teimava que só tinha vinho português na adega (e tinha um Rio Sol)
- Conhecer uma cultura que é tão diferente da nossa, apesar de tão parecida
- Comprar cervejas do mundo inteiro, que no Brasil custam 15 reais, por 2 euros no Pingo Doce
- E mais uma vez, estar com pessoas maravilhosas como a Cláudia e o Fábio


Fabião e Claudinha, ainda dá tempo de desejar para vocês uma ótima passagem de ano, e que 2011 seja cheio de paz, saúde e, por que não, algumas aventuras...


Beijos

Valeu por tudo



Thiago, Camila e Luiza

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Algum segredo?

O texto do Doug e da Fer (10, 10 e 10!) nos deixou com uma pulga atrás da orelha...

Escreveram eles:
"Ainda faltava alguma coisa (...). Não apenas presenciamos e participamos de novas peripécias, mas também pudemos vivenciar o antes e o depois (...), percebemos que foi justamente este antes e depois que nos fazia falta quando líamos o blog."

E faz sentido. Não dividimos com vocês, em nenhum momento, nossos planos futuros e as preparações para eles. Não por não querermos fazê-lo. Simplesmente, porque quando pensamos no Peripécias, pensamos ser ele um retrato do já acontecido. Não imaginamos adiantar o que está "por fazer". Mas, achamos legal participar um pouco, ao menos neste final, do que está por vir...

E o que acontecerá?

Não temos bola de cristal. Mas, temos alguns combinados para o "futuro". Por exemplo: no início do próximo mês, a Cintia (nossa sobrinha) passará alguns dias conosco. Depois de vários meses preparando a viagem, ela conseguirá "chegar" até nós! Claro que temos uma "lista" do que podemos fazer (também, depois de termos muitos amigos conosco, estamos "craques" nisso!). E inclui passeios por Sintra, Cascais, Lisboa etc. Além, claro, de algumas surpresas que, se escrevermos aqui, não serão mais surpresas...

E os segredos da preparação que fazemos para cada pessoa que esteve conosco? Fácil: juntamos aquilo que nos agrada, misturamos com aquilo que acreditamos que nossos amigos gostem, acrescentamos algumas "cerejinhas" e pronto!
Algum ingrediente especial? Sim, alguns. Muito carinho, atenção e vontade de dividir tudo aquilo que sabemos!

Ah! não podemos esquecer de contar que passaremos a virada de ano na casa de portugueses! Assim, conheceremos pelo menos uma das formas de como festejam a data!

É isso...

Beijos

domingo, 26 de dezembro de 2010

A Grande Família

Rafael, Andréa, Erisson, Andreas, Ketlyn, Márcia, William, Wesley, Lima...
Pedro, Inez, Socorro...



... esta é a 'grande família' que nos acolheu cá em Carcavelos para a ceia e em Lisboa para o almoço das festividades natalinas!
Alegria, encontro, acolhida, abraço fraterno.
Com esta experiência re-aprendemos mais uma lição: uma família se estende para além dos laços de sangue.
Valeu! Nosso encontro foi revigorador!

Só aqui mesmo...

Existem pessoas que nasceram prontos para uma profissão. Conheço várias delas. Mas, nunca havia visto um caso desses. Vocês imaginariam uma especialidade mais adequada? hehehehe



Beijos

Fato Inusitado

O cheiro do Natal ainda está no ar... Mas, temos outro cheiro pairando por aqui.

Esquecemos de contar a vocês que, desde meados de dezembro, nossos vizinhos/companheiros/amigos foram passar umas férias no Brasil e na Argentina. E, como eles têm um bicho de estimação, deixaram-na (é fêmea) aos nossos cuidados! E teve até uma reunião para passar os detalhes!

Verdade é que estamos, desde então, cuidando de uma gata! Imaginem nós, que nunca tivemos um bicho de estimação, cuidando de uma gata! Está divertido... Ontem foi o primeiro dia em que consegui fazer um afago nela. Depois de 20 minutos ela se encheu e foi embora... Hoje (estou escrevendo da casa deles), até agora não a vimos (mas sabemos que ela está embaixo do sofá. Há meia hora...). Vamos ver até quando, pois decidimos passar o dia todo com ela (para acostumar, ou para surtar de vez - ela ou nós...).

Ah! acho que preciso contar que ela é "bem rodada". Eles (Ale e Antonio) adotaram-na enquanto moravam na África (trabalhavam para a ONU). Quando saíram de lá, a gata teve de tirar até passaporte! Bacana, não?! E tem mais carimbo que o meu e o da Cláudia juntos...E de onde ela é? Do Senegal! Portanto, adora o frio!! hehehe

Assim que conseguir tirar uma foto dela, colocarei aqui. Mas isso, depende dela...


Beijos


Conseguimos!!
A Bastet saiu para tomar um solzinho. Duas horas e meia depois de estarmos por aqui...


sábado, 25 de dezembro de 2010

10, 10 e 10!

Quem vos escreve é Douglas e Fernanda e estamos aqui para contar-lhes um pouco da nossa viagem a Portugal na companhia da Cláudia e do Fabio. Em terras lusitanas, nossa viagem durou 10 dias, mas o fato é que esta viagem já dura alguns anos. Expliquemos melhor.

Começamos nossa viagem quando a Cláudia comentou pela primeira vez, há alguns anos atrás, o seu desejo de fazer um doutorado “sanduíche” em Portugal (ou será que devemos dizer “doutoramento”? Risos). Conhecendo-a bem, sabíamos que aquele desejo, mais cedo ou mais tarde, iria se realizar. Não foi fácil, pois não foi nem na primeira nem na segunda tentativa que o desejo se realizou. Se não estamos enganados, a primeira tentativa de obtenção da bolsa de estudo foi no segundo semestre de 2008, seguida por outras tentativas no primeiro e segundo semestre de 2009. A Cláudia dizia que burocracia, regras injustas e pouco claras eram as principais causas para o insucesso. Nós, por outro lado, acreditávamos que o momento adequado não havia chegado. Tenho sempre a impressão de que as coisas não acontecem por acaso, assim como também acho que acontecem quando de fato deveriam acontecer. E aconteceu. No final de 2009, eles tiveram a confirmação da bolsa que se iniciaria em Fevereiro de 2010.

Nessa longa viagem a Portugal, passado os exames, a fase que se seguiu foi a do embarque. Deles, é claro! Infelizmente não poderíamos acompanhá-los ao aeroporto, pois eu, Douglas, estaria viajando a trabalho. Então, para nos despedirmos, combinamos um almoço no “Baby Beef” uma semana antes da viagem (Pausa para um comentário gastronômico: ainda que eles tenham comido recentemente em Miranda a melhor carne de todo Portugal, tenho certeza de que a lembrança do delicioso arroz carreteiro e do baby beef causará muita água na boca deles. Eu e a Fer moramos nos EUA por um ano e meio e sabemos muito bem o que é sentir falta da comida brasileira. Felizmente, Portugal tem ótimos cardápios, principalmente quando comparado aos EUA. Pausa encerrada.). Conversamos muito, compartilhamos experiências e nos despedimos. Foi muito gostoso.

Depois do delicioso almoço do dia 23 de Janeiro, nossa viagem ganhou uma nova dimensão, mais precisamente a partir do dia 16 de Fevereiro. Foi quando eles anunciaram pela primeira vez o blog “As peripécias d’além mar de Cláudia e Fabio” e publicaram o primeiro post. Quem não se lembra das suas peripécias para encontrar o imóvel onde foram morar (procurando imóveis). Desde então, eles postaram uma média de 9 posts por mês, quase 1 a cada 3 dias e um total de 22 vídeos e 17 álbuns de fotos*. Com tudo isso, nossa viagem ganhou mais corpo e provavelmente a de todos que acompanham o blog. Podíamos imaginar melhor como era a vida destes dois (literalmente) peregrinos (o que é ser peregrino).

Mesmo seguindo uma ordem cronológica, mesmo sendo tão detalhistas como sempre foram, os posts eram fragmentos do cotidiano deles. Ainda faltava alguma coisa e lá fomos eu e a Fer conferir o que era que faltava. Passamos dez espetaculares dias na companhia de ambos. Não faremos aqui um resumo destes 10 dias, pois eles já o fizeram muito bem e o puseram no blog (resumo dos últimos acontecimentos), assim como algumas fotos no álbum “Fer, Douglas e Nós”. O que tentaremos, se é que é possível, é descrever um pouco daquilo que não estávamos encontrando no blog.

A Cláudia e o Fabio são excelentes anfitriões. Aqueles que os visitaram depois de nós poderão reiterar o que estamos dizendo e nós estamos aqui reiterando o que o Guilherme já havia dito. Eles nos acompanharam em todas as nossas aventuras. Ou será que fomos nós que os acompanhamos nas deles? Não sei se alteramos muito o dia-a-dia deles e pedimos desculpas se o alteramos demais, mas o fato é que tivemos a sensação de estar completamente inseridos nele. Não apenas presenciamos e participamos de novas peripécias, mas também pudemos vivenciar o antes e o depois, a preparação e a recuperação de cada uma delas.

Hoje, percebemos que foi justamente este antes e depois que nos fazia falta quando líamos o blog. Uma coisa foi o vídeo do apartamento onde vivem (nossa rua), outra coisa foi poder ver conhecer o apartamento, ver a mesa preparada com o café da manhã, etc. Uma coisa foi a reclamação da Claudinha sobre a falta de receitas para variar o cardápio (ampliação do repertório gastronômico), outra coisa foi conhecer o “Pingo Doce” e o “Lidl” (dois supermercados que eles frequentam). Uma coisa foi mencionar Carcavelos e Cais do Sodré em muitos posts, outra coisa foi fazer o trajeto de “comboio” entre um ponto e outro. Tão interessante quanto tudo isso, foi também observar a dinâmica deles em cada um desses eventos.

Se antes o blog nos permitia imaginar as peripécias, ele agora nos permite entrar em cada uma delas como quem entra num livro e passa a fazer parte da história.

Os dois peregrinos já estiveram em muitos outros lugares por onde nós, infelizmente, não pudemos ir. Interessante, no entanto, é que temos a nítida sensação de tê-los acompanhado, como se pudéssemos sentir exatamente como foi, sensação que não tínhamos antes de tê-los visitado.

Cláu e Fabio, vocês foram e são pessoas maravilhosas!!! Muito obrigado por ter nos recebido em Lisboa, por ter nos acompanhado em nossas aventuras e por ter nos permitido tomar “posse” do dia-a-dia de vocês. Foi 10, 10 e 10: 10 dias maravilhosos, ao lado de vocês que são nota 10 e daqui 10 anos nos reuniremos para relembrar estes momentos preciosos e para tomar aquele fantástico vinho do Porto que compramos juntos na Quinta do Tedo na região do Douro, conforme combinamos.



Quinta do Tedo, região do Douro, Portugal.


* Data da contagem: 20 de Dezembro de 2010.

Em tempo, três adendos:

1. Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro: CINCO, CINCO MESES para escrever o presente texto. “Shame on me”! Peço desculpas à Clau e ao Fabio por tanta demora. No último dia juntos em Portugal fizemos tantas coisas (Quando o tempo é curto fazemos muito) que é difícil justificar por que tanto tempo para escrever o texto acima. Acho que o tempo em Portugal passa mais lentamente.

2. Clau e Fabio, desejamos que aproveitem muito as semanas que lhes restam em Portugal. Não faremos nenhum comentário sobre o regresso ao Brasil porque nada poderá mudar os baixos e altos que decorrerão de uma experiência como a que vocês tiveram. O fato é que tão intenso quanto a satisfação de rever a família e os amigos, tanto quanto será as saudades de Portugal. Portanto, evitem pensar nisto neste momento e aproveitem, como sempre fizeram, cada minuto restante em Portugal.

3. Desejamos de todo coração um FELIZ NATAL a vocês. Que vocês possam refletir sobre 2010 e agradecer a Deus o quanto foram abençoados e que Papai Noel traga a vocês em 2011 um ano tão especial quanto foi este. Estamos morrendo de saudades e esperando vocês de braços abertos. Douglas e Fer.