sexta-feira, 30 de abril de 2010

Caros Amigos - por Guilherme

"A Cláudia e o Fábio me convidaram a postar um “comentário” no blog acerca da minha estada – o primeiro hóspede! Não sei se conto toda a verdade, pois em verdade muito aconteceu... E se contá-la, pode ser que eles não tenham mais tanto sossego e calmaria, necessários as reflexões aprofundadas e as boas sonecas, de tanta gente que vai querer lá hospedar-se...

Posso dizer o que?
A estada com a Cláudia e o Fábio foi mais do que uma estada... Foi a certeza de que, quando bem aproveitadas, vivências podem sim tornar-se boas experiências ("boas" com referência a Spinoza e "experiência" com referência a Larrosa).

A estada não só foi deliciosa, pelos passeios a praia de Carcavelos e Cascais, a ida à porta do Inferno (sic) em que pude meditar e ver o sol se por e agradecer pela boa companhia e uma existência plena de sentidos!!!! Os passeios, no café “A Brasileira”, o jantar no Mosteiro ou no restaurante nepalês-tailandês ou o café no Bar dos Brasileiros de Mato Grosso – Bahia (era isso mesmo?!), as andanças no métro... As conversas recheadas de acontecimentos e muitas, muitas risadas, foram a tônica dos dois dias que passei como hóspede deles. Com direito a cookies deliciosos do Ldl, bacalhau e vinhos saborosos...

O que mais me deixou feliz, como pessoa e profissional, é o quanto a Claúdia está aproveitando a oportunidade para ficar mais conhecedora e, o melhor, mais sabida, das coisas da educação e de sua área – coordenação pedagógica!!! No melhor estilo de aprender, com muito diálogo, bate-papo, conversa, troca de experiências, ela – não esquecendo da parceria com a Adriana Vicentini e as intervenções do Fábio – tem conseguido uma profícua aproximação junto à cultura acadêmica e investigativa no campo educacional de Portugal. Literalmente – ela e a Adriana conhecerão as referências bibliográficas portuguesas, pessoalmente!!!

E essa animação não fica só no campo da cultura acadêmica! Com o apoio, e empolgação do Fábio, conheceremos os bastidores também do veio esportivo português...quer dizer, do veio tenista português!!! Estoril é o primeiro passo, não é Fábio?!

A cultura portuguesa também é leitmotiv do casal Ferreira-Guerra. Da ponta da língua deles ouvi coisas relativas à música, palácios, museus, cidades, bares, restaurantes, vinícolas, garagens, portos, barcos, vinhos – ah, Vinhos!!! E muitas coisas que, com certeza, passam pela cabeça deles e tornar-se-ão realidade vista, ouvida, sentida, apreciada, comentada e, o melhor, refletida e reflexionadas com mais conversa, bate-papo, diálogo – no melhor estilo bakhtiniano!

Por fim, uma dica, já que imagino que com esse meu aperitivo (pouco é claro!), alguns tenham se entusiasmado a serem também hóspedes da Cláudia e do Fábio: o frio os incomodou muito! Nos meses de janeiro e fevereiro, eles comentaram que o intenso frio, muito os atormentou. Taí a dica: façam visitas no período de inverno europeu, para que eles, com o calor do afeto, possam aquecer os corações, com tamanha hospitalidade e generosidade que exercitaram comigo. O frio não será problema – nem para eles, nem para aqueles que com eles quiserem “passar frio”!

Grato pela hospedagem! Grato pelo carinho e afeto! Grato pela amizade e convivência! Foi muito intensa a minha experiência com vcs – Cláudia e Fábio. Sinceramente, espero ter a oportunidade de experimentá-la novamente!!!

Bjs e forte abraço,

Guilherme."

2 comentários:

Renata disse...

Eu, que já estava com vontade de atravessar esse mar novamente, fiquei ainda mais empolgada com a escrita do Guilherme. Aliás, ele já havia contado da acolhida deliciosa na semana passada.
Será que consigo me organizar para fazer uma visitinha pra vcs?

Bjs,

Renata

Cláudia disse...

Re, vamos amar! Bj com saudades, Clau