domingo, 2 de janeiro de 2011

A passagem de ano

Passamos o ano novo em casa de portugueses. Fomos convidados pelo João, um amigo que conhecemos no aniversário da Ale.

É claro que aceitamos. Estávamos muito empolgados com o encontro, pois conheceríamos mais alguns costumes de nossos patrícios.

E lá fomos nós, chegando por volta das 22h. Era uma reunião familiar, onde somente eu e Cláudia éramos estrangeiros. Ao contrário do que nos disseram, para esta ocasião, e sendo o João (nosso anfitrião) carregador de MUITA experiência exterior à Portugal, ficou combinado que cada um levaria o que comer e beber (e, se der, um prato de doce). Nós levamos um "cuzcuz" (salgado, como deve ser...) e um bom vinho alentejano. À mesa haviam: homus-terrine; patês; presunto cru; saladas; quiche; um queijo típico (não sei qual era); pães; além de chilly (aquele molho mexicano) para ser misturado ao arroz (ou qualquer outra coisa que gostasse). Havia, também, um doce típico que se chama Molotof (e que não explodiu): uma espécie de pudim à base de claras. Enfim, pratos bem sortidos e leves. Nada de bacalhau à "alguma moda". As bebidas: vinhos (alentejanos na maioria) e refrigerantes - não havia água ou suco.

Na hora "H", seguiram um costume local (não sei se é em todo país): comeram doze uvas-passa. Depois brindamos - moderadamente - e ficamos um pouco mais. Fomos embora perto das 1:30h, junto com todos.

E foi isso. Bem calmo e tranquilo... Tanto é que não temos nenhuma foto.

Fica nosso agradecimento ao João e a todos que lá estavam, pela acolhida e troca de experiências.

2 comentários:

Douglas B Ramos disse...

Fabio e Clau,
nós passamos o Ano Novo na praia. Muitos fogos de artifício, muita música, além de frizantes, arroz, lentilha, tender, etc. Falo isso não para fiquem com vontade, mas para que voltem à terrinha sem medo de ser feliz.
Feliz 2011!
Douglas e Fer.

Claudinha disse...

Doug e Fer,
Estamos muito felizes com os novos desafios no retorno ao Brasil... voltarmos depois de múltiplas experiência d'além mar será não termos medo de sermos felizes!
Feliz 2011!
Bjs com saudades, Clau