"Mas, por quê você escolheu vir para cá?", foi a pergunta que ouvi de uma brasileira que nos atendeu em um café em Lisboa, ao responder à pergunta se tínhamos vindo a turismo ou trabalho. Respondi: para estudo.
A Universidade Portuguesa tem sua origem datada em 1288 e até 1537 a sede variou entre estabelecer-se em Lisboa e em Coimbra. A partir de 1537, transferiu-se definitivamente para Coimbra. Somente em 1980 foi criada a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, em Lisboa. Em 2009/2010 (o ano letivo nas universidades européias inicia-se em setembro e encerra em junho) foi criado o Instituto de Educação, tornando-se nova unidade orgânica de ensino e investigação (se quiser conhecer mais, acesse http://www.ie.ul.pt/).
Com pouco tempo de história como Ciência/Instituto de Educação, mas com muita história de formação docente ao longo de séculos de existência, na Universidade de Lisboa encontra-se um grupo de pesquisadores que investiga a formação de professores - meu foco de estudo - e tem uma relevante produção científica na perspectiva de formação articulada com a escola.
É esta a razão que me fez vir até aqui.
Além do mais, a experiência de viver em outro país, conviver com outra cultura, dialogar com outras/novas pessoas e aprender/experienciar para ampliar meu repertório cultural, são outras motivações que vieram junto.
Precisa de algo mais?
(este foi postado por Cláudia!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário