A "Escola Básica Integrada São Tomé de Negrelos", conhecida como "Escola da Ponte", faz parte da rede pública, atende o Ensino Fundamental e fica na freguesia de Vila das Aves, que fica no distrito do Porto, no norte de Portugal.
É uma das escolas mais famosas do mundo por ter, desde a década de 70, um projeto pedagógico diferenciado que, fundamentalmente, tem uma prática que evidencia o respeito a cada sujeito em seu processo de desenvolvimento e uma comunidade de pais ativa e participante do funcionamento da escola.
Pois bem, depois de alguns contatos por e-mail, consegui enviando um pequeno projeto, mais do que uma visita, realizar estágio por uma semana, com foco para as questões voltadas para a formação docente.
Lá fomos, eu e Adriana, para o tão esperado momento!
Chegamos lá na segunda-feira (15/03), às 8h30 da manhã - horário de entrada do 'miúdos'. Ao chegar, embora tudo tivesse programado, a pessoa que nos receberia não estava e então fomos recepcionadas como visitantes. Todo visitante é apresentado à escola pelos próprios alunos: a Juliana (7 anos) e o Jorge (9) cumpriram este papel (há uma listagem de atendimento ao visitante: duplas de alunos - um mais novo e outro mais velho de tempo de escola - se inscrevem e naquele dia eles atendem as visitas...).
Ficamos deliciadas e maravilhadas com o modo como as crianças nos apresentaram a escola: a proposta, os espaços, a dinâmica, as responsabilidades!
A seguir, a Inês e a Susana (14 e 15 anos respectivamente) nos apresentaram o 3º ciclo (corresponde às nossas 6ª a 7ª série/7º ao 9º ano).
A emoção tomou conta da gente!!
Para quem olha o espaço físico... é carente de recursos, de verde, de espaço para o brincar... porém, há uma profundidade tamanha nas ações que acontecem em cada espaço de aprendizagem. Coisas pra pensar diante de nossos cotidianos escolares no Brasil. E coisas pra 'provocar' a "Ponte".
E, ao final do dia, um encontro com a Ana, a coordenadora geral/diretora em que pudemos compreender um pouco mais o funcionamento da escola e dialogar sobre como pensar a formação docente naquele contexto.
No outro dia... lá estávamos animadas, agora para acompanhar um dia em sala de aula! Foi muito interessante conhecer bem de perto o trabalho e visualizar muito do que temos em nossas salas em Campinas e, ao mesmo tempo, algumas profundas diferenças na autonomia da crianças frente às demandas para o trabalho do dia. Ficamos um período todo e eu, acompanhando a turma de 6/7/8 anos (lá as crianças/adolescentes são divididos em três núcleos: iniciação [1º a 3º anos], consolidação [4º a 6º anos] e aprofundamento [7º a 9º ano]).
A outra vivência seria participar de uma tarde de reunião de professores, tal como havíamos planejado com a Ana no início da semana, porém, na hora "H" não fomos autorizadas a participar...
Por quê?
Também não entendemos...
Talvez tenhamos que considerar que lá é, também, uma escola como as nossas, com suas potencialidades e seus limites.
Depois disto, decidimos abortar a missão, pois por mais interessante que era estar lá, o motivo que nos levou até lá naquele momento era poder estar com os professores, participar da reunião já que nossa intenção era refletir sobre a formação de professores, foco de nossa pesquisa.
Entretanto... valeu demais!!
Quer saber mais?
Visite www.eb1-ponte-n1.rcts.pt/html2/portug/local/bemvindo.htm e veja o álbum de fotos aqui no blog.
(Postado por Cláudia)
Um comentário:
Achei muito bacana o quadrinho da "Escola da Ponte" (me fez refletir) e compartilhei com os demais professores da faculdade por email. Deve ser realmente um lugar especial. Abs,
Postar um comentário