Em cada lugar, a descoberta de belas paisagens, construções pitorescas, pessoas curiosas, vinhos nacionais para todo gosto (alguns feitos na própria 'quinta'), comida boa e sobremesa variada (a maioria à base d'ovos, é claro!). Enfim, em cada lugar, um acontecimento (no sentido bakhtiniano).
Para quem gosta de monumentos históricos (datados de 200 até alguns 1000 anos - castelos, ruínas, igrejas, mosteiros...), há.
Para quem gosta de centros históricos que guardam a marca do passado em cada detalhe, há.
Para quem gosta de parques e jardins bem conservados em que se pode curtir a natureza e aproveitar dos espaços públicos coletivamente, há.
Para quem gosta de quintas (sítios e fazendas), há muitas.
Para quem gosta de programação cultural (exposições variadas, dança, música, canto, museus, shows, performances, fotografia...), há diversidade.
Para quem gosta de arte rupestre... há inúmeras! Para curiosidade, em Portugal há mais de 300 (isso mesmo, 300!) localidades de arte rupestre, com destaque para os complexos do Vale do Rio Côa e Vale do Tejo, a gruta do Escoural e a Anta pintada de Antelas em Oliveira de Frades.
Para quem gosta de contato com a água - do rio ou do mar - há muitas opções. E com elas, a prática do surf, de velejar, de mergulhar, de nadar...
Para quem gosta de praticar esportes, há espaços públicos bem equipados para a prática de triathlon, corrida, caminhada, bike e muito mais.
Para quem gosta de fazer trilhas... ah! são muitas as possibilidades de norte a sul do país. Basta escolher o tipo de paisagem que quer ver.
...
E, como não podemos guardar isto só pra gente... escrevemos.
Ainda bem que vocês que leem este blog têm o privilégio de acesso a estas informações! E temos certeza que já não é a primeira vez que o bichinho da vontade de vir a Portugal está cutucando...
Heheheh
Bjs, Claudinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário