Hoje estou saudosista... Escrevi no post abaixo sobre uma das histórias acontecidas na Itália. Agora, depois de algumas horas, me lembrei que esqueci, completamente, de escrever algo sobre nossa visita à Aveiro! Como assim, esquecer de escrever sobre Aveiro? Pois é, aconteceu...
Mas, há sempre tempo e, ainda aqui com a memória fresquinha (ou quase...) quero deixar algumas impressões sobre esta cidade linda!
Rias em Aveiro
Nossa primeira visita (depois de algum tempo voltamos com a Re e o Varlei) se deu por conta do encontro da Cláudia e da Adriana (que ainda estava por estas bandas) com a Profa. Idália (sobre isso, a Cláudia publicou neste blog). Chegamos, nos instalamos e fomos dar uma volta. Nosso hotel estava bem no centro, ao lado do mercado central (de peixe), a um quarteirão da ria principal e a dois de excelentes restaurantes. Melhor, impossível! E, ainda por cima, era limpinho e relativamente barato.
A cidade é muito charmosa: seu centro histórico é cortado por rias, formando um cenário único, preenchido pelos barcos típicos da região, os moliceiros, que hoje só têm o trabalho de levar turistas para admirarem seus encantos. Não é à toa que chamam Aveiro de a "Veneza portuguesa". Junto à ligação com o mar, criada artficialmente pelo homem, surge um estuário riquíssimo em fauna e flora. Dali, devido ao canal "estreito", também se pode admirar o movimento das águas durante a evolução das marés. Impressionante!
Não bastasse tudo isso, Aveiro é o berço dos famosos Ovos Moles (um doce à base de... que é envolvido por uma massa fina) que são a perdição de muitas pessoas. E cabe, ainda, menção mais que honrosa à Ílhavo, cidade vizinha, cujo museu marítimo conta algumas das histórias dos pescadores de bacalhau (a região é uma das principais), e também ao conjunto arquitetônico de Costa Nova do Prado, que têm em suas casas com listras nas fachadas, um dos mais pitorescos cenários urbanos do país.
As casas listradas em Costa Nova do Prado
Enfim, depois disso, estou com a consciência quase leve...
Beijos
Um comentário:
A cidade é mesmo lindinha!
Saber que vcs a visitaram incrementa a beleza.
Ter estado com a professora Idália e saber que é aí que ela mora, mais ainda.
Fábio e Clau, quanta viagem fizeram por mim!!!
abraço apertado
Liana
Postar um comentário