Vamos lá... Aqui quem escreve são Thiago, Camila e Luíza
Thiago e Camila todos conhecem, ou a maioria conhece, e a Luíza ainda será conhecida no final de fevereiro ou começo de março (é, a Camila está grávida de 7 meses).
Demoramos muito para escrever esse texto (saímos de Portugal no início de outubro). Confesso que não somos nada bons com as palavras. Tentamos várias vezes escrever. Começamos inúmeras vezes um texto, achávamos que estávamos no caminho certo, mas quando parávamos para ler, apagávamos tudo. E hoje sabemos que, se fossemos os peregrinos, seria IMPOSSÍVEL criarmos um espaço para compartilhar nossas aventuras com os amigos de outros lugares no mundo. Como falamos para vocês em nossa passagem por aí, transformem esse blog em um livro.
Não sei se foi mais difícil escrever esse texto ou chegar a Portugal. O Thiago assume o texto a partir desse ponto:
Meu drama começou na terça-feira que antecedeu a viagem (viajaríamos na sexta-feira). A secretária da empresa onde trabalho solicitou meu passaporte para passar algumas informações para a agência de turismo. Dez minutos após eu entregar o passaporte, veio a surpresa:
"Thiago, seu passaporte está vencido"
Tremi. Passagem comprada, férias marcadas, contagem regressiva para viajar e tudo poderia ir por água abaixo. Como eu não vi isso? O passaporte tinha vencido em maio/2010!!!!!!!!
Meia hora depois, quando os sentidos voltaram, resolvi olhar no site da polícia federal para ver se não existia um passaporte de emergência. E se eu fosse assaltado e levassem meu passaporte, eu não viajaria? Acalmei-me e tive a certeza que deveria existir sim um plano B para casos desse tipo. Achei. Passaporte de emergência, emissão em 24h. Nem almocei e fui para a polícia federal. No caminho, recebo um sms.
"Entre no site Globo.com. Sistema de emissão de passaportes está fora do ar".
Tremi pela segunda vez. Realmente tinha um problema no sistema e não estava sendo emitido passaporte. Caos no Brasil todo. Previsão de voltar o sistema: 3 dias. Alguma coisa dizia que não era para eu viajar...
Cheguei à polícia federal e tinham umas 800 pessoas na fila (não é exagero). Brigas, discussões, gente chorando pois não conseguiria viajar... Depois de 3 horas, consegui conversar com a delegada e minha única chance de viajar era o sistema voltar até quinta-feira pela manhã e a empresa emitir um carta informando que eu ia a Portugal a trabalho (esse ponto era mais fácil, pois além de turismo, eu ia conhecer nossa filial em Lisboa).
Duas noites em claro, mas a sorte sorriu para mim... O sistema voltou na quinta-feira pela manhã (eu estava lá desde as 6h da manhã). O passaporte saiu na sexta-feira à tarde. Peguei o passaporte e segui direto para o aeroporto.
Passaria por tudo isso novamente para poder curtir essa viagem maravilhosa. Não vou detalhar cada passeio que fizemos, cada hora que passamos jogando conversa fora, cada piada que contamos, pois demoraria mais de um ano para escrever. Os pontos altos:
- Estar com pessoas maravilhosas como a Cláudia e o Fábio
- Conhecer Sintra, Belém, Óbidos, Fátima, Tomar, Carcavelos, Lisboa
- Tomar vinho em Tomar (gostaram do trocadilho?)
- Assistir a festa da República com samba brasileiro
- Discutir com o dono do restaurante português que teimava que só tinha vinho português na adega (e tinha um Rio Sol)
- Conhecer uma cultura que é tão diferente da nossa, apesar de tão parecida
- Comprar cervejas do mundo inteiro, que no Brasil custam 15 reais, por 2 euros no Pingo Doce
- E mais uma vez, estar com pessoas maravilhosas como a Cláudia e o Fábio
Fabião e Claudinha, ainda dá tempo de desejar para vocês uma ótima passagem de ano, e que 2011 seja cheio de paz, saúde e, por que não, algumas aventuras...
Beijos
Valeu por tudo
Thiago, Camila e Luiza
Um comentário:
Thi, Camila e Luíza,
É uma alegria imensa partilhar a vida com vocês!
Valeu demais!!
Bjs
Postar um comentário